Fred Hageneder Portrait

Sie sind hier

Startseite

sobre o autor

Fred Hageneder – Biografia

Fred Hageneder nasceu em 1962 em Hamburgo. Desde 1980 pesquisa as árvores de maneira etnobotânica, ou seja, nos aspectos da história cultural, da mitologia, dos costumes populares e da religião.

Desde 1999 escreve livros sobre a etnobotânica das árvores, sobre o seu significado na história cultural e religiosa. Seus livros foram traduzidos em dez idiomas (entre eles inglês, espanhol, italiano, tcheco e japonês).

Fred Hageneder é um palestrante requisitado e organiza viagens de conferências, onde ele apresenta fotos e composições próprias para harpa, com as quais constrói pontes entre os corações dos ouvintes e as árvores. Ministrou palestras em diversas cidades da Alemanha e da Suiça, como também no Reino Unido e na Universidade Abant Izzet Baysal Forst, na Turquia. Em março de 2009, foi contratado pelo Instituto Pacific Graduate em Carpinteria, Califórnia, para acompanhar como leitor externo no departamento de estudos mitológicos um doutorado sobre a Árvore do Mundo.

Fred é cofundador e membro do “Grupo dos Teixos Antigos” (Ancient Yew Group – AYG ), um grupo de pesquisa independente que defende a proteção dos teixos antigos da Europa. É membro também da SANASI, um grupo internacional e interdisciplinar de cientistas que documentam os “locais naturais consagrados” no mundo inteiro. Ainda é cofundador da Associação dos Amigos das Árvores (Freunde der Bäume e.V.), que visa criar santuários modernos de árvores como lugares de paz, e também como locais de encontros multiculturais e inter-religiosos.

Fred toca vários tipos de harpa e compôs músicas para diversas espécies de árvores (extratos do seu CD The Spirit of Trees aqui).

Trabalha como programador visual e musicista e mora na encosta das Black Mountains, no País de Gales.

_____